Mascotes Olímpicos

A cada quatro anos o mundo volta seus olhos para os Jogos Olímpicos, o evento esportivo mais importante do planeta. Além dos confrontos entre os maiores atletas das 28 modalidades olímpicas disputadas, as mascotes são responsáveis por eternizar a edição que representam. A palavra "mascote" surgiu em meados de 1860, vindo do provençal, que significa "mágico"! Foi criada com o objetivo de criar um laço afetivo com o evento.

A primeira mascote criada foi um esquiador de cabeça vermelha e roupa azul, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Grenoble 1968 (França). No entanto, o boneco Schuss não foi considerado oficialmente a mascote desta edição.

schuss

Foi a partir dos Jogos Olímpicos de Munique 1972, que todas as Olimpíadas passaram a ter o sua mascote. O cãozinho basset Waldi foi a mascote oficial naquele evento.

waldi

Montreal criou Amik que na língua indígena significa castor, animal sempre associado a idéia de trabalho duro.

amik

O urso Misha, de Moscou 1980, foi a mais famosa de todas as mascotes. Tinha nome e sobrenome: Mikhail Potapych Toptygin (Misha é apelido de Mikahil, em russo).

misha

Na cerimônia de encerramento uma lágrima fez história, demonstrando a tristeza pela política ter sobreposto o esporte, devido ao boicote estadunidense. O urso foi criado pelo ilustrador de livros infantis Victor Chizikov, e levou seis meses para ficar pronto, depois de uma centena de variações.


A águia Sam, desenhada por Robert Moore em parceria com Walt Disney, foi a mascote oficial das Olimpíadas de Los Angeles. Os russos retribuíram o boicote americano e não participaram naquela edição. Como se sabe, a águia é um dos símbolos dos Estados Unidos, assim como o urso é da Rússia.

sam

Em Seul 1988, Hodori, apresenta o lado mais amigável do tigre animal que está presente em inúmeras lendas coreanas. Desenhado por Kim Hyun, trás em seu nome as palavras "Ho", que significa tigre, e "Dori", um diminutivo masculino comum na Coréia. Existiu uma mascote fêmea chamada Hozumi, mas ela é raramente encontrada

hodori

Cobi, o cão criado pelo cartunista espanhol Javier Mariscal, teve sua popularidade aumentada aos poucos durante as Olimpíadas de Barcelona 1992. Ao final dos jogos ele conquistou o mundo junto com os demais mascotes que faziam parte de apresentações em programas de TV naquele país.

cobi

Com nome originado da expressão "Whatizit?", a mascote das Olimpíadas de Atlanta 1996 chamada de Izzy até hoje não recebeu uma definição.

izzy

Ollie, Syd e Millie (abreviações para Olimpíadas, Sidney e Milênio) foram as mascotes de Sydney 2000, representando a água, a terra e o ar. Foi a primeira vez, que apareciam em todas as partes mais de uma mascote. Ollie a ave chamada Kookaburra, Syd o ornitorrinco e Millie a equidna não fizeram o sucesso esperado entre o público

ollie_syd_millie

Em Atenas 2004, foram criados os irmãos Phevos e Athena. Os bonecos foram inspirados em um brinquedo antigo que representam um elo entre o passado e o presente grego. Athena, a Deusa da sabedoria, é a patrona da cidade grega. Phevos, também conhecido como Apollo, é o deus da luz e da música.


athena phevos

Além das mascotes das edições citadas, outras 10 edições dos Jogos Olímpicos de Inverno também tiveram mascotes. Amanhã trarei em post separado as mascotes de Pequim 2008.

Fonte: , As Olimpíadas de Verão e suas mascotes, Olympic.org

Produzido em parceria com a super Lella.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

19 comentários:

Casamento Gaby e Tião disse...

Amei, maridão!!! Super show!! Adorei conhecer a história de cada mascote! Beijos

Anônimo disse...

Nossa, Tião! Show de bola!!
Adorei o video do Misha e sua lágrima, comentadíssimo pelo Adalberto... mas que eu não conhecia e nem sabia que existia! Pudera, eu ainda não era nascida, né? ;)
Ah, diz para a Super Lella que o povo a parabeniza pela participação! :D
Beijos!

Anônimo disse...

Nossa me ajudou basatante obrigado pr quem postou este site eu ja tinha procurado em um monte de site e ñ tinha achado mais agora graças a este site consegui valeu grande abraçoooo

Gabi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 disse...

nossa parabens !!!Não conhecia as mascotes, mas graças a vcs pude conhecer um pouco sobre as mascotes olípicas .
amei o video do misha e me emocionei com a quela lagrima!!!!!!!!!!!um show de emoção com aquele video!
parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

nossa sensacional meus parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

gostei muito estava precisando

Anônimo disse...

nossa ,nossa assim vc me mata parabens adorei muito tavamuito precisando mesmo ??????????????

Oziel disse...

Opa que beleza se pesquisa.

Oziel disse...

q beleza.

Anônimo disse...

Nossa q legal

Anônimo disse...

Que bom, me ajudou num trabalho!
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Me ajudou muito...
obrigada

Anônimo disse...

gostei muito mas nao tem nada q me interresse

Anônimo disse...

amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

legal mesmo valeu

Anônimo disse...

legal !!!!!!!!!!!!!!!!
recomendo que todos veja.

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiiiiiiii.
recomendo e uma boa tatica de espiraçao.
vc gosta de ler???????????????? entao e uma boa.

Anônimo disse...

achei muito fofinho

Anônimo disse...

otimo granti o meu 10

Postar um comentário