Beckmans - Escola de Design Sueca

Beckmans' Logo

Beckmans. Isso mesmo! Não vou falar sobre a Bauhaus (pelo menos não hoje). Essa Instituição, tão pouco conhecida por alguns, é uma escola de Design e Moda localizada na Suécia que dá ênfase à prática, incentivando seus alunos a produzirem, meterem a mão na massa mesmo! Como o próprio site diz, os alunos aprendem a confiar na sua própria imaginação e criatividade e a desenvolver seus próprios modos de expressão, aliado à cooperação de colegas, não só apenas do seu grupo, mas da Universidade de modo geral.

Outros dos vários princípios básicos seguidos pela Instituição, desde a época de sua criação, foi exigir que os professores trabalhasem de fato na área em que lecionam, que as turmas fossem reduzidas, dando ênfase às relações entre professores e alunos e atividades práticas, permitindo aos alunos testarem suas habilidades com o máximo de liberdade e aprendessem com seus próprios erros.

Como boa parte (para não dizer todas) das Escolas do ramo, a Beckmans também foi criada à sombra de Bauhaus e Matisse, mas por possuir esse caráter intimista preservado há 70 anos, sempre manteve suas próprias características de ensino: duração de 3 anos, sendo que cada um é dedicado à uma especialização para o futuro profissional. O primeiro inclui orientação à história do design e acaba com uma semana intensiva de produção acadêmica de trabalhos. O segundo, analisa o foco da formação teórica e a capacidade dos alunos de avaliar os exercícios práticos. E por fim, o terceiro mostra como o design criado por eles terá a habilidade de comunicar verbalmente e visualmente onde for apresentado ou aplicado. Haja concorrência com um profissional desses!

Um pouco de história:

Beckmans' Founders

Foi fundada em 1939 por Anders Beckman (o bigode da foto ao lado), grande ilustrador publicitário da época. Iniciou com instalações mínimas e um negócio entre a família. Foi apenas no início dos anos 80 que recebeu uma, também pequena, sede própria e, a partir daí, o interesse pelos cursos oferecidos foi tomando popularidade.A Beckmans é até hoje uma referência no assunto principalmente no norte da Europa.

A partir de 2000, com a administração do ex-aluno Tom Hedqvist, a Universidade expandiu seu nome e hoje é conhecida no mundo inteiro. Oferece 3 vagas por período para alunos externos à Instituição interessados no desafio e vagas de mestrado também são oferecidas com maior flexibilidade.

Para o aluno ingressar na Beckmans, é exigido principalmente criatividade, vontade e abertura para aprender cada dia de um modo diferente e, como uma professora explica, o aluno aprende tanto de seus colegas, convivendo com trabalhos, quanto o que o professor ensinar e apresentar em sala de aula durante todo o tempo em que estiver na escola.


Ficou interessado no método de ensino? Conheça os portfólios dos alunos.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário