Logotipos e suas estranhas histórias II

Quando fiz o primeiro post sobre as estranhas histórias dos logotipos, sabia que o assunto me renderia mais textos. Na pesquisa feita na época encontrei muitos materiais interessantes. As primeiras estrelas do show foram Mitsubishi, Google e Nike. Hoje falarei da Mercedes-Benz, Nokia e do Batman.

Mercedes-Benz

estrela
Elegância e classe, são os primeiros adjetivos que pulsam no coração de todo apaixonado por carros quando esta a frente da famosa estrela prateada. O nome Mercedes-Benz surgiu da fusão de duas fábricas de automóveis alemãs, independentes, 100 km distantes uma da outra e que mal se conheciam: a Daimler-Motoren-Gesellschaft, fundada por Gottlied Daimler (mais tarde associado a Wilhelm Maybach), e a Benz & Cie fundada por Karl Benz.
Daimler1 logobenz0cb
Após a Primeira Guerra Mundial (WWI) a economia alemã estava destruída e para sobreviver as duas companhias formaram um sindicato com o intuito de padronizar o design dos seus produtos, comprar peças para montagem e contratar anúncios. Porém continuariam vendendo seus produtos como marcas separadas.

A estrela do logo da Daimler surgiu quando Gottlieb Daimler desenhou uma estrela sobre a imagem de uma casa de um cartão postal com os dizeres: "Esta estrela um dia brilhará sobre minha fabrica e simbolizará prosperidade". A estrela de três pontas significava então a ambição de Daimler de fabricar veículos "para terra, para água e para o ar".

O nome "Mercedes" surgiu por volta de 1900, quando o bem sucedido empresário, e apaixonado por corridas, Emil Jellinek começou a vender carros da DMG. A vontade de ter um carro mais veloz, o levou a descrever uma especificação de motor a ser montado por Wilhelm Maybach. Essa máquina seria batizada com o apelido da filha de dez anos de Jellinek Mercédèz, que em espanhol sigifica "Mercy" (obrigado ou graça).
mercedes
Por todo o sucesso obtido por Jellinek em suas vendas de DMGs ele tinha uma certa liberdade dentro da fábrica de Daimler e Maybach: chamava os engenheiros de "burros", reclamava por atrasos na linha de montagem e etc. Essa estreita relação mais tarde levou o empresário a mudar seu nome para Emil Jellinek-Mercedes, resultado da notoriedade do nome.

Após a fusão das fábricas, o novo logo foi criado e nele foram combinados a estrela de três pontas da DMG e a coroa de flores da Benz. A versão prateada surgiu em 1934 no GP de Nuerburgring, primeira participação da equipe em corridas.
Este é um dos logotipos mais bem resolvido que conheço. Tem volume e brilho em seu desenho pelo contraste entre o preto e o branco, facilmente aplicável em qualquer superfície e um belíssima tipografia. O resultado disso é uma marca eterna!
MercedesBenz_Logo_black

Nokia

Desde que ganhei meu primeiro telefone celular, sempre usei os aparelhos da finlandesa Nokia. Sua história começou em 1865 quando Knut Fredrik Idestam inaugurou uma indústria de celulose no sudoeste da Finlândia. Após sua mudança para as margens do rio Nokianvirta, na cidade de Nokia, ela foi batizada com este nome. A palavra em finlandês defini um animal pequeno, de pelo macio e preto semelhante a um furão.
nokia-logo1
Entre a celulose e o atual ramo da companhia, ocorreu uma fusão em 1967 da fábrica de papel de Idestam, a Empresa Finlandesa de Borracha (que também usava o nome Nokia) e a Empresa Finlandesa de Cabeamento. Antes de focar no ramo de telecomunicações e celulares a empresa fabricou produtos de papel, pneus de bicicleta e automóveis, calçados, televisores, geradores elétricos e etc.
nokia-logo4
nokia-logo2 nokia-logo3
Recentemente a Nokia uniu-se com a alemã Siemens formando a maior empresa de telecomunicações do mundo: a Nokia Siemens Networks. Segundo o CEO da atual empresa, Simon Beresford-Wylie, o objetivo da nova marca é demonstrar dinamismo, movimento e renovação. Belo migué!
nokia_siemens_logo
Na sequência:
1) o primeiro logo da Nokia Company: sim é um salmão.
2) o primeiro e último logo da Empresa Finlandesa de Borracha.
3) primeiro logo após a fusão das empresas.
4) o tradicional "Connecting People" criado por Ove Strandberg.
5) o atual Nokia Siemens Networks.

Batman

BATMAN1
O herói mais badalado do século 20, depois de Superman e Spider-man (quem não concordar comenta :), surgiu após o grande sucesso do homem de aço. Na época Bob Kane e seu sócio Bill Finger decidiram criar um herói vindo das sombras da América urbana com o objetivo de acabar com o mal que assola o mundo.

O logo ou emblema do Batman, simbolicamente emana todos os atributos que tornam o personagem um herói notável. Em sua versão original, o logo era simplesmente um morcego preto sobre o fundo cinza, cor da sua roupa. Variações deste modelo foram usadas por anos após sua primeira aparição.

A versão do "bat-logo" com a elipse amarela ao fundo surgiu em 1964 no n° 327 da Detective Comics, quando Julius Schwartz teve a idéia de tornar o herói mais contemporâneo. Mesmo com inúmeros redesenhos ao longo do tempo, esta é a versão que mais comumente identifica Batman.

Uma explicação para o emblema amarelo foi dada pelo próprio personagem em "Dark Night Returns" de Frank Miller. No episódio, Batman diz que o amarelo seria um alvo fácil em sua armadura, no entanto ela era a prova de balas (estranho).

Nos anos 90, a roupa do Batman ficou mais escura e a elipse amarela sumiu mais uma vez. A coisa mudou mesmo quando lançaram a série animada "Batman Beyond" onde é colocado um morcego vermelho sobre a roupa negra quebrando todos os padrões. Atualmente revistas, filmes e desenhos animados estão retornando as raízes sombrias do personagem. O próximo lançamento das telonas, O Cavaleiro das Trevas, mostra isso muito bem.
wpaperBatman002800 batman1
Se você gosta muito do Batman, recomendo uma lida neste artigo que faz uma análise muito mais profunda do logo: A history and analysis of the Batman logo from 1939 to... Abaixo uma compilação bastante completa de logos do Homem-Morcego que encontrei no LogoBlogger:
batmanlogos
E por aqui vou ficando, este post foi bem longe! Fica a deixa para uma próxima edição dos logotipos e suas estranhas histórias.

Fontes: About-Nokia, Evolution of Car Logos,The Evolution of Tech Companies’ Logos, Logo Orange.

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante!

Anônimo disse...

Discordo que batman venha depois de super e homem aranha.
Batman é o mais famoso personagem de HQs do mundo, o super foi mais famoso no inicio(era de ouro) e o homem aranha é uma febra hollywoodiana por causa dos filmes.
Mais depois da nova franquia iniciada em 2005 com batman begins e the dark knight , batman recuperou o posto de maior "heroi" do mundo, porém batman é na verdade um anti-heroi.

Sebas disse...

Excelente ponto de vista Anônimo,

a realidade do Superman e do Spiderman são bem diferentes hoje em dia: um quase no esquecimento e o outro puro interesse comercial. Após o lançamento do Cavaleiro das Trevas ficou notória a importância do Homem Morcego no universo dos super-heróis, que também não deixa de ser comercial, concordas?

Na próxima identifique-se :)

[]'s

Postar um comentário