Pink Floyd em LEGO

Ontem o dia começou errado, quando acordei tarde e acabei perdendo as primeiras aulas da manhã na faculdade. No retorno para o almoço, recebi a triste notícia da morte de Richard Wright.

Tecladista, compositor e fundador do Pink Floyd, nos últimos anos lutou contra um câncer, mas não resistiu. One Of These Days, Atom Heart Mother, Echoes e Shine On You Crazy Diamond são algumas das grandes canções compostas por ele, que manterão seu nome para sempre na memória dos amantes do rock.

Inspirado na homenagem feita pelo blog a LEGO a day, fiz uma pesquisa de imagens da banda Pink Floyd feitas com LEGO para salvar esta triste data. Conhecendo um pouco da história da banda, tentei trazer algumas curiosidades relacionadas às obras, retratadas pelas montagens. Os primeiros resultados encontrados foram algumas capas de álbuns, que além de terem contado com a participação de Wright, são dos mais importantes trabalhos da discografia da banda.

lego-pink-floyd-dark-side-of-the-moon-album-cover

Considerado o álbum de maior sucesso da banda, é também um dos mais importantes discos da história da música (dizem que é o mais). Quem gosta de Pink Floyd escuta esse disco inúmeras vezes, e depois ainda quer ouvir mais! Diria que ele é tão bom, que deveria ser considerado domínio público. No entanto, até hoje existe uma grande procura por ele nas lojas. É o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos, e continua vendendo, e muito! A bela arte da capa mostra um prisma refratando a luz, exatamente como a montagem acima.

wish_you_where_here

Outra obra-prima!! Wish You Were Here foi lançado logo após o The Dark Side of the Moon. É considerado um tributo a Syd Barret, líder da banda na formação inicial. Syd se afastou do Pink Floyd por causa dos danos psicológicos causados pela dependência dos ácidos lisérgicos, associada à esquizofrenia. A música Whish you Where Here é considerada uma referência à saudade de seus ex-companheiros por ele. A capa apresenta um homem de negócios em chamas, cumprimentando outro homem de negócios. Podem ser comparados a Syd, pela sua personalidade, e a Pink Floyd.

lego-pink-floyd-the-wall-album-cover-2

A primeira música que ouvi do Pink Floyd foi Another Brick in the Wall, certamente um dos grandes hits deste álbum. The Wall é uma rock opera que conta a história de Pink Floyd, um garoto que perdeu o pai na Segunda Guerra Mundial, teve uma mãe super protetora, e foi traumatizado por um professor tirano na adolescência. Quando adulto tornou-se uma estrela de rock e viu seu casamento ser destruído pelo sucesso. A partir deste fato ele sentiu a necessidade de proteger sua vida atrás de um muro de tijolos, estando aí a metáfora, com título da obra e sua capa.

pink_floyd-the_division_bell

O último trabalho em estúdio da banda e o único que rendeu a ela um Grammy, pela faixa Marooned. Wright contribui efetivamente na composição de todo disco, e pela primeira vez desde o The Dark Side of the Moon, assume o vocal em uma música. A belíssima capa e as imagens que compõem seu encarte são um espetáculo à parte, bem como a montagem com LEGO acima.

Mais adiante, nos resultado desta pesquisa, encontrei alguns vídeos muito bacanas de músicas do Pink Floyd, feitos em stop motion com bonecos de LEGO. O primeiro, é um curta feito em homenagem à banda,  chamado Echoes. Suas cenas fazem referência à capa da coletânea Echoes lançada em 2001. Os outros dois vídeos são Hey You e uma seqüência de The Happiest Days of Our Lives e Another Brick in the Wall II, todas faixas do The Wall.




São tantos detalhes e sacadas legais nesses três vídeos, que daria para escrever um livro! Não posso deixar de falar de duas partes do Another Brick in the Wall II. No momento em que as crianças marcham em fila, os bonecos estão com os rostos lisos (passou desapercebido?! volta lá e veja). Isto é uma referência ao trecho do clipe aonde as crianças estão com máscaras disformes no rosto. O outro destaque dedico ao professor tirano de capa, óculos e régua na mão, distribuindo sarrafada nos alunos, também igual ao vídeo original.

Após os vídeos, continuei "varrendo" a rede em busca das demais capas dos discos, mas infelizmente não encontrei. Talvez seja uma boa proposta para um projeto, mas enquanto não há tempo suficiente para brincar de LEGO, deixarei a idéia anotada.

Você conhece alguma outra montagem legal do Pink Floyd em LEGO?! Comente e conte pra nós!

Fontes: Brickshelf [1] [2] e [3], sam(us)

Posts relacionados Related Posts with Thumbnails

Postar um comentário