World War: robôs lutando kung fu

Após 115 dias de tensão, brainstorms, horas de discussões, inúmeras alternativas de logotipos produzidas mais suas respectivas aplicações, termina o 2° semestre de 2008 na UFSC. Há mais uma semana para recuperações, mas tecnicamente termina hoje. A equipe sofreu bastante neste período e pede desculpas aos leitores por não conseguir manter um ritmo maior de atualizações.

worldwar1
Para fechar a série de curtas de animação deste mês trago World War, projeto desenvolvido por Vicent Chai para conclusão de curso na universidade de Hertforshire. O curta é ambientado em 2045, 100 anos após a explosão da bomba de Hiroshima, onde um novo ataque americano, realizado por um robô, é impedido por um robô-tanque japonês. Será que o "pau vai comer"?! Assista:


Um monomotor transportando uma bomba atômica em 2045 é algo surreal, ainda bem que ele se transformou em um robô. Brincadeiras a parte: texturas, modelagem e cenário são de babar. No duelo, mais uma vez encontramos referências do antológico Matrix. Além do bullet-time, o Aerobot desfere contra o Wolver-tanquebot alguns golpes a lá Trinity de dar saudades do primeiro filme.

worldwar2

worldwar3

No site do esforçado Vicent existem várias imagens e vídeos da produção do projeto que merecem uma boa olhada.

Fontes: Dark Roasted Blend, Sob a Luz da Lua

The Ark: o mundo depois do fim

Celebrando a última (e árdua) semana de aulas, ainda restam algumas animações da série que selecionei para este mês.

ark2
O curta de hoje chama-se The Ark, criado e produzido pelos poloneses Grzegorz Jonkajtys e Marcin Kobylecky em 2007, mostra a jornada feita pelos humanos que sobreviveram a um vírus que arrasou a humanidade em busca de um lugar habitável. Premiadíssimo nos festivais que participou pelo mundo, me impressionou pela qualidade dos gráficos 3D e pelo surpreendente final. Assista:


A atmosfera dark do filme me lembra Zion a cidade subterrânea da série Matrix. A cena em que o personagem sai do seu laboratório em direção ao vão que dá acesso ao convés da arca, a referência ao Matrix Reloaded é forte. Ainda bem que seu fim não perdeu o nível como o da série dos irmãos Wachowski.

ark1

ark

Leia os Direitos Humanos: Animação Tipográfica

O final do semestre está logo ali mas uma montanha de trabalhos ainda precisa ser feita. Falta pouco, mas ainda tem muita coisa pra rolar. Bendito dia que resolvi fazer tantas matérias...

Seguindo a série de fast-posts que sugeri para este mês da morte II, hoje trago uma belíssima animação tipográfica da declaração universal dos direitos humanos. O trabalho é uma espécie de video institucional para a Human Rights Action Center, criado pelo desginer Seth Brau. Assista:


Pena que na prática estes direitos são muitas vezes distorcidos, mal interpretados, favorecendo seres humanos que estão no limiar desta definição. Quem não conseguiu acompanhar a seqüência dos textos, no site das nações unidas encontrei a declaração em português.

Algumas coisas, apesar de não acontecerem naturalmente, são bastante óbvias. Você conhecia todos estes direitos?!

Fonte de inspiração: Nova Mídia - Novo Marketing

A Gentlemen's Duel: como duelar por uma dama

A primeira vez que ouvi falar do Blur Studios foi quando assisti ao incrível curta Gopher Broke. Fundado na Califórnia a 13 anos por Tim Miller e David Stinnett, ex-funcionários da Sony Pictures Imageworks, é o tipo de lugar que todos gostariam de trabalhar.

Um dos mais recentes trabalhos do estúdio chama-se A Gentlemen's Duel (Um Duelo de Cavalheiros), outro daqueles curtas que quem assiste gostaria que ele não acabasse tão cedo. Criado para divulgação da empresa, o curta conta a história de uma disputa entre um cavalheiro francês e outro inglês para conquistar a companhia de uma lady um tanto volumosa.

gentleman_duel

Com diálogos repletos de trocadilhos e alfinetadas, os pretendentes roubam a cena deixando a bela donzela em segundo plano. Nos momentos em que os galãs levam a disputa as últimas conseqüências, o mordomo se mostra o mais "atencioso" com a senhorita. Assista:

Gostou dessa batalha de robôs a lá Liga Extraordinária As Aventuras de James West steampunk?! Dos golpes executados estilo luta livre?! Como disse, o objetivo deste projeto é divulgar o potencial do Blur Studio. Pela qualidade, com certeza ele está entre os grandes nomes do mercado.

gentleman_duel2

Acho que daria um jogo interessante!

Oktapodi: polvos apaixonados em fuga

Em ritmo de final de semestre (déjà vu) farei uma série fast-posts até a poeira cósmica dos projetos da facul baixar. São algumas animações incríveis que encontrei por aí e acho que são dignas de sonoros Woww!

Pra começar trago Oktapodi, um curta de animação 3D que mostra a incansável luta de um casal de polvos para ficarem juntos e escaparem de um comprador de frutos do mar. Criado por estudantes da escola de animação francesa Gobelins, ganhou vários prêmios este ano incluindo o melhor filme pela escolha popular do Anima Mundi. Assista:


Roteiro, trilha sonora, qualidade da animação, incríveis. O detalhe que mais me deixou impressionado foi o cenário, inspirado em uma grupo de pequenas ilhas gregas chamado Ciclades. O estilo das casas brancas com aberturas em azul, baseado na arquitetura cicládica, é característico daquela região.

Será que haverá uma continuação?! Torço que sim.

Fonte: Com Limão

Dia do Designer: foi ontem, paciência

A mais incrível e interessante atividade profissional (na minha opinião, lógico) comemorou seu dia ontem. Pode parecer bobagem querer comemorar hoje o "feriado" de ontem, mas como todo bom (futuro) designer passei meu Dia Nacional do Design trabalhando muito, restando esta oportunidade para fazer as devidas menções.

Profissão exercida no Brasil há tempo, gera impostos, reconhecida pelo mundo a fora, tem data comemorativa, chega ser frustrante o fato de ainda não ser regulamentada. Sei que existem atividades que há séculos também não são, mas só reforça a idéia de a maioria das coisas em nosso país "andam" com o freio de mão puxado.

Muitos eventos foram promovidos no país ontem com o objetivo de conscientizar a população a respeito da profissão. O Id esteve envolvido na organização do Vai Design aqui em Florianópolis, evento realizado pela SCDesign com este intuito.

Uma forma que encontrei de não passar em branco esta data (que já passou) é deixar uma lista de excelentes blogs que conheço e recomendo, de colegas de profissão. Alguns já recomendamos aqui anteriormente.

Com Limão

Eu Qquero

Lígia Fascioni

Logobr

Metanoia Studio

Morandini

Rodrigo Barba

Semana em Cartaz

Surto de Caraminholas

Usabilidoido

Por fim, deixo uma definição recebida por mail bastante clara e direta, explicando o que um designer não é. Caso tenha dúvidas do que um profissional do design faz, preste atenção:

Designer não é...
Autor Desconhecido (até o momento)

Esqueci de alguém?! Comente sugerindo outros blogs!

Best of Outubro

E já passou outubro... Oktoberfest, Eleições municipais, Copa do Mundo de Futsal, sequestros... foi um mês bastante agitado! Me parece que passou muito rápido, concorda?! Seriam as etapas do mundial de F1?! Ou a proximidade do final do ano?! Deixando as divagações temporais de lado e abusando do jargão "recordar é preciso", vamos ao Best of do mês que passou acelerado por nossos calendários:

Que baita sugestão de post que a Grase me mandou! Além das belíssimas peças gráficas, selecionadas do artigo original, entender a necessidade de publicidade no tempo dos Czares e na era comunista foi um presente inestimável! Por estes motivos sugiro uma lida minuciosa aos interessados em história, propaganda e cultura.
cerveja2
Já escreveu sua carta para o Papai Noel?! Ainda não?! Antes de pedir um LEGO, um Game ou um carro novo, dê uma olhada onde chegaram os clássicos autoramas. Interessante saber, pelos comentários, como a gurizada sofria nas mãos dos parentes mais velhos, na tentativa de dar alguns giros nas mini pistas.

autorama
Imagens incríveis do fenômeno que encantou o mundo uma semana antes dos jogos olímpicos de Pequim. Um eclipse total do sol já é algo sensacional, filmado do alto das nuvens é o nirvana. Assista!

eclipse_2008